ENTREVISTA/DANIEL DA HORA E IZABELA DOMINGUES / Publicitários e professores
Na entrevista da coluna de hoje, os  publicitários e professores Daniel da Hora e Izabela Domingues, atuais  presidente e diretora de Conteúdo do Clube de Criação de Pernambuco,  respectivamente, falam sobre o evento 360+ Publicidade e Novas Arenas,  coordenado por eles, e que acontecerá de 21 a 25 de maio no Cineteatro da  Aeso/Barros Melo, com o apoio da Globo Nordeste. De acordo com Daniel e Izabela,  o encontro apresentará, em cada dia do evento, um macrotema que deverá ter  alguma interseção com a Propaganda. Estão na pauta os temas: Comunicação e Moda;  Comunicação e Esportes; Comunicação e Entretenimento; Comunicação e Economia  Criativa; Comunicação e Eventos. Saiba mais sobre o encontro acompanhando a  entrevista:
Seabra Neto - Como surgiu a ideia de batizar o encontro  com o nome de 360+ e qual é a proposta central do evento?
Daniel da Hora e Isabela Domingues - Vivemos um tempo em que as soluções  integradas de comunicação, ou o 360º, já não têm sido a única opção quando se  fala em conseguir a atenção dos públicos. Utilizando o espaço da sala de aula, a  Profa. Izabela Domingues, responsável pela disciplina de Eventos, lançou o  desafio aos alunos de produzirem um evento que discutisse a atividade  profissional e seus desafios do momento contemporâneo. Juntamos a isso a  disciplina de Campanhas (selecionada pelo Prof. Daniel da Hora) e surgiu o 360+.  Assim, o evento é totalmente concebido, nomeado, pré-produzido, produzido e  pós-produzido pelos alunos do 7º período de Publicidade da Aeso Barros Melo, que  criaram a campanha e também se responsabilizaram pela curadoria do evento, bem  como pela articulação das parcerias com grandes nomes do setor como a Globo  Nordeste, o Blog Mercado no Ar, Clube de Criação de Pernambuco, GoGoJob e Grupo  de Mídia PE.
Seabra - Ainda dentro desse contexto de 360+ , onde entra  o tema: Publicidade e Novas Arenas; subtítulo do encontro?
Daniel e Izabela - A partir desta percepção  de que o 360º pode ou deve ir além, pensou-se neste subtítulo para localizar  exatamente qual a discussão que queremos apresentar: a publicidade mais  interessante e instigante de hoje em dia tem se aliado a outros territórios ou  arenas, como o esporte, a moda, o entretenimento, a economia criativa e a  cultura. É um evento inédito em Pernambuco, articulando a publicidade com cinco  setores estratégicos da economia atual no mundo inteiro.
Seabra - Qual será o foco do evento e qual público-alvo  vocês esperam atingir?
Daniel e Izabela - Diante de todo este  contexto, pretendemos apresentar nos cinco dias de evento um novo olhar sobre as  possibilidades muito embrionárias que se apresentam a partir destas parcerias  entre a Publicidade e as novas arenas da Comunicação. Cada dia o evento  apresentará um macrotema que deverá ter alguma interseção com a  Propaganda.
Seabra – Que macrotemas são esses e como se darão as  palestras?
Daniel e Izabela – Nos cinco dias de  encontro discutiremos os seguintes temas: Comunicação e Moda; Comunicação e  Esportes; Comunicação e Entretenimento; Comunicação e Economia Criativa;  Comunicação e Eventos. Em todos os dias teremos palestrantes especialistas e  colaboradores nestes mercados, além de profissionais das melhores agências do  Estado. O formato do evento também é diferenciado, já que cada palestrante terá  cerca de 20 a 30 minutos para uma fala breve e depois todos se juntam num lounge  para continuar o debate, sob mediação de um professor da casa. Chamamos este  formato de aquário fechado.
Seabra - Um dos pilares do encontro é discutir a  publicidade como uma expansão que não acontece em uma única direção esperada,  mas, sim, em todas as direções possíveis. Como vocês veem hoje os avanços da  publicidade pernambucana nesse aspecto?
Daniel e Izabela - De forma geral as  agências tem percebido que o público está cada vez mais conectado em múltiplas  plataformas e presente em muitas arenas ao mesmo tempo. Assim, temos visto  muitas ações integradas no mercado local, bem como forte presença de estratégias  nas redes sociais. Falta, contudo, um olhar sobre estas novas arenas e um  entendimento sobre como integrá-las às estratégias de comunicação das marcas.  Pernambuco tem um campo cultural e de pensamento criativo muito rico. As marcas  devem se valer disso para entregar não apenas "comunicação publicitária", mas  entretenimento, conteúdo e relacionamento.
Seabra - Além das palestras e mesas de discussões, quais  as novas mídias e aparatos tecnológicos que o encontro pretende  apresentar?
Daniel e Izabela - Estará a cargo dos  convidados palestrantes interagirem com o público e apresentarem cases,  ferramentas e as novidades que acharem mais pertinentes. Este desafio fica com  eles.
Seabra - Vocês pretendem mostrar alguma pesquisa ou  estudo recente quanto a cenário do mercado publicitário nacional e  local?
 
Daniel e Izabela - Da mesma forma, cada  convidado, ao abordar seus temas, deve apresentar dados e pesquisas para  fundamentar suas falas. O time de palestrantes é muito bom e certamente trará  conteúdos embasados.
Seabra - Diante desse encontro, o que os participantes  podem esperar, ao longo e médio prazo, do futuro da propaganda e da publicidade  produzida em Pernambuco?
Daniel e Izabela - A ideia do evento é dar  o pontapé inicial sobre a discussão da ampliação dos campos da Publicidade.  Mostrar como se pode expandir as estratégias de comunicação para arenas as quais  o público gosta, tem relacionamento e simpatia. Mostrar como isso pode ser  vantajoso para que as marcas criem relacionamento com pessoas e não mais fiquem  pensando apenas em negócio para clientes. Por fim, o evento conta com apoios  importantes, como o da Globo Nordeste e do Blog Mercado No Ar, do Clube de  Criação de Pernambuco, do Grupo de Mídia de Pernambuco e do GoGoJob.
Seabra - Para finalizar, quando, onde e como os  interessados em participar do 360+ Publicidade e Novas Arenas podem se  inscrever?
Daniel e Izabela - O evento será de 21 a 25  de maio, sempre das 8h às 11h no Cineteatro da Aeso / Barros Melo. Informações e  inscrições (inclusive para alunos de graduação em geral do estado que desejem  certificado) através do site da faculdade: www.barrosmelo.edu.br