Nesta quinta-feira (23). as 18h30, o ex-secretário de Educação do Recife, Silvio Amorim, lança o seu livro : “Por dentro da Transamazônica – Uma viagem ao coração da floresta”. (Editora Pirapama. Total de 110 páginas. Valor: R$ 25,00. Vendas na Livraria Jaqueira). O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, 960 – Graças. A iniciativa do escritor recebeu o apoio das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).
A obra, que traduz a recente experiência de Amorim pela Floresta Amazônica, traz o relato da viagem que teve início em Recife e foi concluída na cidade de Lábrea, no Amazonas. Foram percorridos 4.330 km entre os estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. “Cerca de 2.100 km eram asfaltados, mas o resto era de muito barro e poeira. Eu entrava na floresta fechada e sentia a sua plenitude”, comenta Amorim, que fez a viagem sozinho.
Ele, que já teria tentado cruzar o Brasil nessa rota em 2009 – naquela época, acompanhado de dois amigos – comenta que a Transamazônica pode se tornar a “Meca” dos motociclistas e um importante roteiro para o turismo internacional, tal como a conhecida Rota 66, dos Estados Unidos. Na primeira viagem, Amorim sofreu um acidente que o impossibilitou de completar o trajeto. “Depois de cumprir 750 dos 4.800km previstos fui abatido pelas circunstâncias impostas pelo caminho. Chegamos a Lábrea, última cidade da Transamazônica, às margens do rio Purus, onde passamos o dia fazendo o registro de uma cidade que não é o fim do mundo, mas com certeza é no fim do Brasil. Depois é só selva”, relembrou.
Silvio Amorim é advogado, foi vereador do Recife, secretário de Educação, delegado do MEC em Pernambuco e diretor da Rede Federal de Educação e Tecnologia do Ministério da Educação. Hoje é membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).Lançou, em 2007, o livro “Deixe-me dizer...”, que reúne uma coletânea de artigos e crônicas.