Reforma psiquiátrica é tema do bate-papo
Em abril de 2001 foi sancionada a Lei Antimanicomial, que consiste na reformulação de cuidados e atendimentos de toda rede psiquiatra. O objetivo é mudar a lógica de cuidado para pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental, antes colocadas em hospitais psiquiátricos, hoje incluindo o indivíduo na sociedade, tratando as pessoas de forma mais acolhedora.
Pensando nisso, o curso de psicologia da UNIAESO promove um debate para falar sobre a importância dessa lei e o marco na forma de tratamento de pessoas com transtornos mentais. “Temos 21 anos de reforma psiquiátrica, novos equipamentos que ainda estão sendo criados como o Centro de Atenção Psicossocial, as residências terapêuticas, programa De Volta para Casa. São várias atividades que envolvem essa reforma para que os indivíduos que possuem algum transtorno psiquiátrico, não sejam retirados da sociedade e colocados em hospitais psiquiátricos, mas sim, acolhidos em locais de cuidado e atenção, principalmente, nos episódios de crise/surto”, explica Patrícia Carvalho, coordenadora da graduação.
A convidada para a conversa é Amanda Gabriele de Freitas Santos, que é graduada em Psicologia pela UFPE e residente do Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde Mental pelo IMIP.A palestrante vai abordar todo o processo da reforma psiquiátrica desde o início até a atualidade, focando no papel da psicologia nesse processo.
Ainda segundo Patrícia, existem muitas dificuldades na implantação dessa reforma, por isso, é tão necessário entender e debater sobre o tema. “É reforçar a importância de continuar tratando as pessoas de forma mais humana. É trabalhar o processo de socialização e não de exclusão da sociedade”, explica
A palestra é apenas para alunos da instituição e acontece pelo Google Meet.
SERVIÇO
Quando: 26 de maio
Horário: 19h
Onde: Google Meet
voltar