O Núcleo de Animação da Barros Melo está com um novo trabalho. A produção “Na Corda Bamba” é um vídeo voltado para o público infantil e tem direção de Marcos Buccini, com trilha sonora original de Leo D. e William P. A animação é uma pequena fábula sobre a frieza que a vida moderna acabou exercendo sob as pessoas e a tentativa de se manter a alegria diante deste quadro, representado pela atuação de um palhaço não menos do que corajoso.
O enredo do curta fala de um mundo cinza e triste, de uma realidade monótona e sem perspectivas e de um palhaço que também faz parte desse universo é o único que parece tentar ainda resistir à tristeza. Seu objetivo é conseguir uns sorrisos e assim modificar um pouco esse cenário, tentando alegrar a todos. O roteiro e a produção também ficaram a cargo do diretor Marcos Buccini. A direção de fotografia é de Ricardo Bicudo, a edição é de Daniel Bandeira.
O processo de animação de “Na Corda Bamba” foi feito em dois estágios. A animação do palhaço foi toda feita por Márcio Vieira, no Macromedia Flash. A parte das pessoas caminhando – realizada com o software after effects - ficou a cargo de Thiago Lobo, Pedro Augusto e Fipippe Lyra.
Buccini explica que foram utilizadas três técnicas de animação na produção do curta. Para fazer o palhaço artista foi utilizado o sistema tradicional de animação em desenhos 2D. O cenário foi montado com recortes, utilizando a manipulação de fotos estáticas. Para criar o movimento dos personagens que vivem na cidade em que se passa a estória, a equipe utilizou a técnica de pixelation, uma espécie de animação quadro a quadro feita apenas com fotos pessoas.
A idéia do diretor é a de montar uma trilogia voltada para o público infantil. Os dois futuros vídeos ainda estão em fase de planejamento.
Por Pedro Moreira
voltar