O I Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco (Animage) prorrogou as inscrições de filmes para a mostra competitiva. Até o dia 31 de outubro, curtas e longas-metragens realizados a partir de 2006 poderão ser inscritos gratuitamente pelo site www.animagefestival.com.
O festival realizado pela Rec-Beat Produções Artísticas e da Fundação Joaquim Nabuco, com o patrocínio da Fundarpe, Fundação de Cultura da Cidade do Recife e apoio da Barros Melo elegerá duas melhores animações de curta-metragem (adulto e infantil) que receberão um prêmio em dinheiro de R$ 2 mil. Já a melhor de longa-metragem receberá R$ 3 mil. O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de novembro.
Criado para estimular o crescimento do segmento e atender à demanda de exibição da produção local, que almeja transformar Recife em um pólo de animação, o Animage irá promover duas mostras e seis oficinas gratuitas. A mostra competitiva será no Cinema da Fundação, entre os dias 25 e 29 de novembro, e a não-competitiva será no Sítio da Trindade, no dia 28 de novembro.
As oficinas de Animação Experimental, Tradicional, Toon Boom, 3D, Stop Motion e Introdução em Jogos estão com inscrições abertas, também através do site do festival. As aulas serão de 24 a 28 de novembro, na Fundaj, Sítio da Trindade e Barros Melo. Cada oficina terá a duração de oito horas diárias, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e qualquer pessoa a partir de 15 anos pode se inscrever. Cada oficina terá uma turma destinada a alunos de escolas públicas e outra voltada para o público em geral, totalizando 235 vagas.
O curso de Toon Boom será ministrado pelo coordenador pelo integrante do estúdio de Animação, William Paiva, que vai trabalhar com o programa canadense usado nos maiores estúdios de cinema e TV do mundo. As aulas de Animação Tradicional, feita através de desenhos a mão, serão ministradas por Márcio Gonçalves, que trabalhou em premiados curtas locais e com vinhetas comerciais. Por fim, a oficina de Animação 3D será ministrada por Eduardo Fernandes, designer gráfico e professor de Cinema de Animação na Barros Melo
voltar