Adecon faz 10 anos de atuação
A Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon), uma das principais entidades de combate a práticas abusivas contra o consumidor pernambucano e prestadora de serviços de orientação à população, completa dez anos de atuação este mês. Para celebrar a data, no próximo dia 21, será promovido o primeiro Congresso Nacional de Direito do Consumidor (CNDC 200) que trará palestrantes de peso e representatividade nacional para analisarem de que maneira o Código de Defesa do Consumidor (CDC) anda sendo aplicado na esfera dos serviços considerados essenciais, como saúde (atendimento em hospitais públicos e planos privados de saúde) e fornecimento e distribuição de água e energia, além de analisar a atuação dos setores de telefonia e de transporte no País. As palestras serão realizadas no auditório das Faculdades Integradas Aeso/Barros Melo, em Olinda. O objetivo é expor a realidade dos serviços públicos essenciais no Brasil, comparando a maneira como estão sendo prestados e como deveriam ser, tendo como base as determinações do CDC. Serão realizados painéis sobre o papel das agências reguladoras, concessionárias de energia, companhias de abastecimento e saneamento básico, operadoras telefônicas e empresas de transporte coletivo. Haverá ainda conferências para debater as polêmicas que norteiam esses grandes temas e mesas redondas para traçar soluções para os problemas que assolam o consumidor nessas áreas. O CNDC 2009 contará com a presença do ministro do Supremo Tribunal de Justiça Herman Benjamin, do diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Morishita Wada, do diretor executivo do Procon São Paulo, Roberto Pfeifer, e da coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Marilena Lazzarini, dentre outros. A apresentação de trabalhos científicos também terá espaço na programação. Haverá ainda homenagens para personalidades locais que se destacaram na prática cidadã da defesa aos direitos dos consumidores.