Clipagens

Jovens movimentam R$ 31 bi



Independentes, antenados e vaidosos, os jovens estão interessados em consumir modernidade e são cada vez mais "livres" para escolher o que querem ou não comprar e usar. Não é de agora que este nicho de mercado atrai os olhares da indústria e do varejo. Mas as técnicas e ações para seduzi-los e a variedade de produtos e serviços mudam quase com a mesma rapidez que seus pensamentos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), as empresas miram um contingente de 33,531 milhões de brasileiros na faixa etária de 15 a 24 anos, sendo 1,681 milhão deles no Ceará. Representam 19,9% do total da população local e 17,6% da nacional. O público jovem movimentou R$ 31 bilhões no Brasil em 2008, de acordo com o Instituto Research International. No mundo, a cifra é de encher os olhos de qualquer empresário: US$ 600 bilhões em compras. As categorias com as quais mais gastam seu dinheiro são: eletrônicos e tecnologia/ roupas e acessórios/ lazer e diversão. O Ipsos/Marplan, por sua vez, identificou que 37% a mais de jovens brasileiros querem fazer compras do que o público nos Estados Unidos. Exclusividade Não é à toa que grandes marcas desenvolvem roupas, calçados e acessórios para atender, exclusivamente, as exigências dos jovens. Operadoras de telefonia celular investem em produtos específicos para essa faixa etária, voraz consumidora de serviços de dados e mensagens. A geração que nasceu praticamente segurando um mouse e com a tela do computador como janela para o mundo, é ávida por novidades tecnológicas. De acordo com a publicitária Izabela Domingues, coordenadora da pós graduação em Estudos do Consumo, das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), de Olinda (PE), na sociedade atual, o consumo tornou-se o locus da construção de estilos de vida. "As mercadorias pautam a forma como vivemos, nos relacionamos e constituímos nossa subjetividade no mundo contemporâneo", diz. Identificação Neste contexto, o jovem adquire bens e serviços para se distinguir ou se identificar com determinados grupos. "A chamada tribalização, a busca por comunidades com as quais se identifica, está presente na vida dos jovens tanto no mundo real quanto no mundo virtual. Basta observarmos o advento das redes sociais na web e sua rápida propagação", comenta. Teens O público jovem pode ser subdividido entre a faixa adolescente, de 15 a 19 anos, e a jovem propriamente dita, de 20 a 24 anos. No primeiro caso, são 16,970 milhões de brasileiros - 8,9% da população total -, sendo 853 mil deles residentes no Ceará (10,1% do total de habitantes do Estado). No segundo, são 16,561 milhões de pessoas no País, sendo 828 mil no Estado (9,8% do total). Para conquistar a turma da primeira faixa conhecida como "teen", abreviação de teenager (adolescente em inglês) , é preciso falar a mesma linguagem. O inglês, aliás, parece ser a língua oficial da "galera", comum aos amigos e na internet. Termos como blog (diário online), Orkut (site de relacionamento), Twitter (microblogs), YouTube (site de vídeos), MSN (programa de bate papo), My Space (também de relacionamento) fazem parte do dia a dia deles e são incorporados cada vez mais cedo. SAMIRA DE CASTRO REPÓRTER

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