MUNA
MUNA
O evento acontece no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Organizada pelo corpo docente e estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, a Mostra Uniaeso de Audiovisual está de volta para sua primeira edição presencial pós-pandemia.
O evento acontecerá no dia 10 de novembro (sexta-feira), das 9h às 18h, na sala João Cardoso do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco - Derby, no Recife.
Durante a mostra serão divulgados filmes produzidos por estudantes e egressos da UNIAESO, dos mais diversos temas e abordagens estéticas.
Os trabalhos apresentados estarão concorrendo a prêmios em 5 categorias, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Performance, Menção Honrosa, Melhor Videoclipe e Revelação.
Além disso, será oferecido um minicurso focado no processo de aprendizado no cinema e a construção de uma identidade na área, ministrado por Marila Cantuária, aluna egressa do curso de Cinema de Animação.
A Mostra Uniaeso de Audiovisual trata-se de uma ação de divulgação e premiação das produções realizadas por estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UNIAESO, mas também proporciona processos formativos importantes para os participantes e o público.
A equipe, formada em sua maioria por estudantes, terá a oportunidade de aprender como se organiza um evento de exibição cinematográfica, desde aspectos básicos de produção, como a organização e viabilização física, a aspectos conceituais, como a realização de curadoria e seleção dos filmes.
Além disso, a mostra canaliza e projeta as produções dos estudantes, possibilitando a eles a experiência de exibir e discutir publicamente suas obras e amadurecer seus projetos.
Consiste, assim, em um fórum que se aproveita do público para o aprendizado pedagógico com os filmes e processos de produção da comunidade acadêmica envolvida.
9h às 12h - Minicurso Aprender com o Cinema: construindo identidade nas produções
12h - Intervalo
13h - Sessão 1: Mostra 'Universidade, Cinema e Política'
15h - Sessão 2: Mostra 'O Novo Cinema Pop'
17h - Sessão 3: Mostra 'Cinema Sonho'
O evento terá certificado para os estudantes e participantes.
Marila Cantuária é animadora e desde 2010 trabalha no mercado audiovisual como roteirista, diretora de animação, fotógrafa, ilustradora, editora e oficineira.
Co-fundadora do selo de animação Produções Ordinária, faz direção de animação e escreve séries como a Foi Assim, Foi Assado, realizada através do edital PRODAV TVs Públicas; curtas metragens, como Fazenda Rosa, ganhador do prêmio de melhor curta brasileiro no ANIMAGE festival 2017; e Um Peixe pra Dois, segundo lugar no prêmio da categoria de melhor animação no FestCine 2019; do longa metragem Medo Comum, aprovado pelo Funcultura em 2018, atualmente em pré-produção; de interprogramas como o Noisé e Lá Vem, esse último teve sua estreia no Hollywood Brazilian Festival, em Los Angeles, no ano de 2016.
Também pensa e realiza oficinas de animação stop motion pelo Brasil e estado de Pernambuco, com parcerias com CineSesi, Sesc, Coletivo Ficcionalizar, galeria Maumau e ANIMAGE festival.